Perfil, Fanpage, grupos no Facebook? Saiba 7 benefícios que as Fanpages podem trazer ao seu negócio

Uma sacada muito legal do Facebook é a distinção de pessoas e marcas. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto à existência e forma de utilização dessas ferramentas.

O Facebook se torna, dessa forma, um parceiro tanto dos negócios quanto das pessoas, já que permite essa interação entre pessoas e marcas.

O Facebook foi um dos primeiros a oferecer essa possibilidade de distinção na hora de criação de uma conta. Aliás, era muito comum que empresas e pessoas utilizassem o mesmo tipo de conta com os mesmos recursos. Hoje a realidade é outra. As pessoas podem usar seu perfil pessoal para adicionar pessoas queridas, amigos, família, compartilhar fotos, imagens e as Fanpages para divulgar os serviços de sua empresa e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Perfil, Fanpage, grupos no Facebook. Qual devo usar??

Existe muita dúvida quanto à diferença entre Fanpages, grupos no Facebook, perfis pessoais e quais são suas aplicações, por isso vamos falar um pouco sobre cada uma delas e citar algumas diferenças.

  • Fanpage: Destinado a negócios;
  • Perfis pessoas: Destinado a pessoas físicas;
  • Grupos: Destinado a ambos (pessoas físicas e empresas).

Uma grande diferença dos perfis e as páginas no Facebook é a forma como as pessoas se “conectam” a ela. O Facebook entende que as pessoas possuemamigos e conhecidos e gostam de se relacionar, já as empresa, possuem fãs, pessoas que admiram seus serviços, seus produtos e a marca em si. Considerando que uma empresa não pode ter “amigos”, com a Fanpage, as empresas passam a ter fãs. Os perfis se limitam a 5.000 amigos, já as Fanpages podem ter um número ilimitado de fãs.

Por serem dedicadas a fins comerciais, as Fanpages disponibilizam recursos que podem revolucionar o processo de marketing e reconhecimento digital, como anúncios, número ilimitados de fãs, informações sobre o desempenho da página, integração com sites, aplicativos, remarketing dentre outros.

A Fanpage terá que ser criada por um perfil pessoal, dessa forma, o dono desse perfil se transformará, automaticamente, no administrador da página. Outra sacada do Facebook é permitir que outras pessoas tenham acesso à sua Fanpage de forma hierárquica, podendo ser: administrador, editor, moderador, anunciante ou analista. Basta ao administrador disponibilizar o acesso às pessoas, com a hierarquia desejada.

Os Grupos do Facebook facilitam o contato com grupos específicos de pessoas. É semelhante ao grupo do Whats app, onde você pode compartilhar fotos, documentos, mensagens e etc.

Os Grupos podem ser públicos ou privados, essa é uma grande diferença das Fanpages (permitem que qualquer pessoa curta e receba suas postagens). Os grupos atendem quem precisa compartilhar e interagir com um grupo específico de pessoas. Eles podem ser criados como público – qualquer pessoa pode ver o grupo, seus membros e suas publicações, fechado – qualquer pessoa pode encontrar o grupo e ver seus membros, entretanto, somente membros podem ver as publicações ou secreto – somente membros podem encontrar o grupo e ver suas publicações.

 Benefícios de criar uma Fanpage:

Como nosso objetivos aqui é incentivar que os perfis usados para empresas se transformem em Fanpages, abaixo listamos alguns benefícios que o farão entender porque essa mudança deve ser feita hoje:

Benefício #1 Estar dentro dos termos de uso do Facebook

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O Facebook entende que os perfis pessoais devem ser usados para pessoas físicas, para relacionamentos familiares, sociais e etc. Sendo assim, não é permitido o uso de um perfil para divulgação comercial de produtos e serviços.

Benefício #2 Relação entre marca/ empresa e o consumidor:

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A partir do momento que uma pessoa interessada no seu produto curte a sua Fanpage ela passará a receber mensagens suas no seu feed de notícias, ou seja, você poderá enviar mensagens de uma vez para várias pessoas, e melhor ainda, se a estratégia estiver correta, serão pessoas interessadas no seu produto!

Benefício #3 Presente e futuro promissor:

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Não é novidade pra ninguém que o Facebook está inserido na vida de aproximadamente metade da população brasileira. Inclusive no dia 24/08/2015 o Facebook teve seu recorde de audiência, alcançou o marco de 1 bilhão de usuários ativos em um único dia, ou seja,  1 em cada 7 pessoas no mundo usaram o Facebook.

E incontestável a presença do Facebook na vida da maioria das pessoas, e com certeza, grande parte dos seus clientes estão conectados, só aguardando sua solução.

Benefício #4 Efeito dominó:

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Uma vantagem significativa de uma Fanpage é, como já citei, a sua capacidade de enviar mensagens pra muitas pessoas ao mesmo tempo, e o mais surpreendente disso tudo é que todas as ações das pessoas que receberem funcionarão como efeito dominó. Se um fã de sua Fanpage compartilhar algum conteúdo, imagem, vídeo publicado por você o nome da sua empresa aparece junto com o conteúdo no feed de notícias dele, o que significa que mais pessoas visualizarão não somente seu post, mas o seu negócio também! 😉

Benefício #5 Cartão de visita online:

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Outra vantagem do Facebook é a possibilidade de inclusão de dados importantes da sua empresa, funciona como um cartão de visita. Na Fanpage podem ser inseridas informações de contato: telefones, e-mails, endereço, endereço do site, fotos da empresa, descrição da empresa e etc, o que facilita a divulgação da sua empresa, já que o seu perfil aparecerá na pesquisa do Google, caso pesquisem pelo nome do seu negócio. E o mais legal é poder personalizar a sua Fanpage com a cara do seu negócio. É possível adicionar fotos de perfil personalizados, foto de capa com logo, missão, valores, postagens personalizadas, informações sobre produtos, ofertas e etc.

Benefício #6 Facebook Ads:

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A divulgação da empresa sempre foi algo complicado e, muitas das vezes, um processo caro e lento. Por essa razão outro ponto vantajoso das Fanpages que queremos apresentar (inclusive, em nossa opinião, o mais importante) é a possibilidade de anunciar pelo Facebook. As Fanpages disponibilizam essa função pelo gerenciador de anúncios, onde os anúncios podem ser criados, editados e analisados. O interessante é que o custo é bem menor e o alcance, além de maior, é segmentado, elevando as chances de interesse. Os anúncios são personalizados conforme sua necessidade, conquista de mais fãs, divulgação de site, blog, ou qualquer link externo, divulgação de uma publicação, vídeos, aplicativos e etc.

Benefício #7 Relatórios

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Após a criação dos anúncios, outro benefício, é a possibilidade de emissão de relatórios com os resultados do seu anúncio. Por meio desses relatórios é possível identificar erros, comparar diversas estratégias, calcular custo, ver qual o alcance da sua publicação. Além disso o Facebook disponibiliza informações sobre os seus fãs e sobre públicos, conforme sua configuração, o que é muito interessante, já que por meio dessas informações você poderá entender quem são seus fãs, onde moram, quais páginas curtem, quando acessam o Facebook, idade, sexo e etc.

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Como escrevemos a pouco, nosso maior interesse com esse artigo é te incentivar mostrando os benefícios de uma fanpage e o porque o seu negócio deve ter uma. Entretanto, se a sua empresa tem um perfil pessoal, não se desespere! Escrevemos outro artigo falando somente sobre isso. Aqui, explicamos tudo sobre como converter um perfil em Fanpage sem perder os amigos do seu perfil! Abaixo seguem os links para criação de Fanpage, grupo e perfil pessoal! Fique à vontade!

Criar Fanpage: https://www.facebook.com/pages/create

Criar Grupo: https://www.facebook.com/help/167970719931213

Criar Perfil Pessoal: https://www.facebook.com/help/188157731232424

AUTHOR: marketingempreendedores
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