Apareça e cresça: Conheça 5 motivos para você anunciar HOJE e conquistar clientes pelo Facebook

“Fazer negócios sem publicidade é como piscar para uma garota no escuro. Você sabe o que está fazendo, mas ninguém mais sabe”. Steuart Henderson Britt


Joana trabalhava no departamento financeiro da empresa de um casal de amigos. Logo que se formou já tinha emprego garantido. Ela estava muito feliz, afinal, o primeiro emprego nem sempre acontece tão rápido assim. Seus sonhos de consumo pareciam cada vez mais perto de se tornarem reais e a independência a deixava motivada e realizada. Entretanto, ao passar dos dias Joana percebeu que o que ela estava fazendo não trazia realização pessoal, e decidiu pensar em novas possibilidades.

Ao conversar com uma amiga, novas idéias surgiram em sua mente. Joana sempre foi apaixonada por moda e sempre costurou para amigas e conhecidas, chegou até a costurar roupas que ela mesma desenhou para vender quando estava no colégio, mas nunca pensou em fazer disso sua profissão. Entretanto, com o apoio da amiga e da família, ela pediu demissão da empresa onde trabalhava e abriu seu próprio negócio. Estava tudo perfeito, seus pais a ajudaram a comprar os materiais, e logo conquistaram um sonho! Agora Joana trabalha em seu próprio Ateliê. Contudo, alguma coisa está errada! Tudo preparado, tudo funcionando, mas os clientes não aparecem e Joana se pergunta: o que devo fazer?


Essa história aconteceu ou está acontecendo com você? Sim, essa história acontece com a maioria dos empreendedores. A questão é que muitos, na sua lista de prioridades, no processo de abertura do seu negócio, dedicam os últimos lugares para a divulgação da empresa.

Parafraseando uma frase muito conhecida, a suma é: “Apareça e cresça”. Nesse contexto a ordem é diferente da tão conhecida “Cresça e apareça”.

Não é novidade que o mundo está na internet, portanto, é fundamental que a sua empresa esteja também, afinal, o seu produto precisa ser visto!

Como nosso foco aqui é o Facebook, abaixo listei alguns bons motivos,impossíveis de serem ignorados, para anunciar: 

Motivo #1: Se você não “aparecer” outros “aparecerão”

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Já ouviu aquela frase “A fila anda”? Sim, no mundo dos negócios “A fila anda”, na verdade, poderíamos até afirmar que “A fila corre”. O mercado online veio pra ficar! Quando nos negamos a “entrar no fluxo” permitimos que outros tomemnosso lugar e conquiste nossos clientes. Permanecer, acomodar, estagnar não deve fazer parte do nosso vocabulário, muito menos do nosso negócio, as palavras chaves devem ser: aprendizagem, desenvolvimento e crescimento.

Por isso, bola pra frente! Busque novos conhecimentos, pessoas especializadas, leia bastante, esteja aberto a novas ideias e coloque-as em prática. Esteja disposto a aprender e compartilhar!

Motivo #2: Além de apresentar soluções, desperte o problema

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As propagandas, as ofertas, as marcas quase saltam aos nossos olhos a cada instante. Onde passamos, o que vemos, o que assistimos, o que acessamos nos traz vários produtos e marcas. A questão é: Será que o seu possível cliente sabe que precisa do seu produto? Será que ele sabe que seu serviço existe?

E é aí que surgem os anúncios! Além de mostrar solução ao cliente, mostre a necessidade, apresente o problema. Muitas vezes o seu “futuro cliente” nem sabe que passa por esse problema, que tem essa necessidade, não sabe que PRECISA do seu produto. E é você quem tem que mostrar isso a ele. Separei algumas dicas que farão seu anúncio mostrar não somente o problema, mas a solução para o problema que o seu possível cliente acabou de identificar:

Dica #1: Não mostre o seu produto, mostre os benefícios que ele trará ao ser adquirido. Focar no produto só fará do seu anúncio mais um dentre os demais. Focar no benefício que o seu produto trará pode despertar a necessidade, que até então, seu futuro cliente nem sabia ter. Ao ser apresentado o benefício seu público, antes mesmo de consumir/ adquirir já se visualizará utilizando. Um caso de sucesso são os comerciais da Coca-Cola.

Em momento algum eles citam o nome da Coca-Cola, o foco está na família, felicidade, momentos, comer juntos, ou seja, o benefício do produto.

Dica #2: Pessoas gostam de pessoas: O Facebook é uma plataforma, assim como várias outras, que proporciona entretenimento e negócios. Isso é muito interessante, já que as oportunidades são muitas e muito eficientes. Entretanto, ninguém entra no Facebook para ver anúncios. As pessoas entram no Facebook para se relacionar, ver fotos, conversar com amigos e parentes distantes e etc. Por isso, o segredo é: seu anúncio não pode parecer um anúncio. Sendo assim, procure humanizar seus anúncios:

– Na imagem do seu anúncio, procure usar rostos de pessoas felizes, pessoas bonitas e bem resolvidas, use fotos de crianças, animais de estimação e etc;

– Promova seu produto de forma criativa, é necessário prender a atenção do seu público, portanto, use e abuse da criatividade.

– Escreva de forma simples, porém, correta. Nada de termos muito técnicos. Pense que seu público pode não ter o mesmo conhecimento que você do seu produto/ serviço.

O segredo é “camuflar” seu anúncio aos demais posts das pessoas.

Motivo #3: Você escolhe o seu público

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Ao anunciar você pode escolher o seu público. Ou seja, além de “aparecer” para o mundo, você pode escolher “aparecer” para as pessoas certas, pessoas que provavelmente se interessarão pelo seu produto. O Facebook, por exemplo, disponibiliza várias formas de segmentação: idade, gênero, interesses, acontecimentos, localização, comportamentos, conexões, dentre outros.

A segmentação é uma das partes mais importantes de um anúncio, já que ela define quem é o seu público. Sendo assim, quanto mais segmentado o seu anúncio for, mais resultado ele trará. Você estará apresentando o benefício do seu produto às pessoas que tem interesse e possibilidade de comprá-lo.

Motivo #4: O mundo está na internet

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Nesse tópico vou apresentar alguns dados* que me surpreenderam e que, com certeza, vão lhe surpreender também:

– O Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes;

– 100 milhões de habitantes acessam a internet;

– 89 milhões de habitantes possuem conta no Facebook;

– 59 milhões de habitantes acessam o Facebook todos os dias;

– 57% dos adultos americanos usam as avaliações da Internet para compartilhar decisões de compra, e mais importante, tomar decisões de compra;

– 51% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto ou marca depois de curtirem ela no Facebook;

Esses dados nos mostram um pouco da realidade do nosso mercado hoje. Como existem muitas marcas, muitas opções, é comum que os consumidores procurem provas sociais, comentários, elogios, críticas sobre um produto. Por isso estar na internet, ou melhor, estar nesse mundo já é o primeiro passo.

Motivo #5: “Bom, bonito e barato”

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Você já ouviu essa frase? Os famosos três B’s de um produto perfeito. Como pessoas inteligentes, para todas as compras, é comum que seja analisado o custo benefício. Aliás, ninguém quer perder dinheiro, ao mesmo tempo, procuramos produtos de qualidade. Uma das vantagens dos anúncios no Facebook é justamente esse. O custo benefício é uma das suas melhores características. Quem escolhe o orçamento a ser investido no seu anúncio, obviamente, é você. Contudo, não é necessário um valor muito alto para que o resultado apareça. Comparado a outras formas de divulgação, o Facebook se mostrou uma ferramenta barata e muito eficiente. Além de ser muito simples e auto explicativa. Nela são combinados o custo acessível, a facilidade de criação, os elementos sociais (interação com os clientes – Muito importante – falaremos sobre isso, muito em breve, num próximo artigo), opções de segmentação, formatos de localização e etc.

Viu, são ótimos motivos não são? Você não pode deixar o seu negócio do mundo online. O mundo precisa das suas soluções. Mostre a ele quem você é e os benefícios que o seu produto/ serviço pode trazer.

Espero que tenha gostado desse artigo. Inclusive, ficarei muito feliz em saber o que achou, se tem mais algum motivo para acrescentar ou talvez se discorda de algo.

Se você gostou desse artigo e ainda não deixou seu e-mail pode deixar aqui em baixo. Você será o primeiro a ver as dicas que temos pra você!

*Informações disponibilizadas pelo eMarketer, Facebook e                                    https://www.facebook-studio.com/fbassets/resource/63/building_brands_whitepaper.pdf
AUTHOR: marketingempreendedores
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